Amigos visitantes,

É com um imenso prazer que abro este espaço, com o intuito de centralizar reflexões e pesquisas referentes à música antiga. Há tão pouco tempo - uns 4 anos -, o estudo da música medieval, renascentista e principalmente a barroca, vem me despertando a admiração, curiosidade e paixão pela história e pensamento que deram origem as criações artísticas dos compositores que norteiam os períodos em questão. Devido a esse meu enorme fascínio sobre a música antiga, fui motivado à compartilhar minhas idéias e pesquisas informações com meus amigos e com os internautas amantes da música. Será um ganho abrir este espaço! Sejam todos muito bem vindos! Leiam, desfrutem, aprendam, compartilhem, sem moderação!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Medo de Palco: Timidez e Ansiedade Social

"Estar num nível “acima” das pessoas não me é confortável. É como se, pelo simples fato de vc estar num palco, tivesse que ser melhor do que vc é."

"Não tenho tanto medo quando estou com o grupo, mas sozinha é um caos total!"

"A única vez que cantei em público, pra umas 400 pessoas mais ou menos, não parava de tremer."

"Dançar em palco é legal, mas acho que a exposição é bem maior, pois você realmente “se coloca” no palco, se mostra, e tenho a impressão de que as pessoas veem o que você é."

"...os 30 primeiros segundos são os mais tenebrosos; a boca seca e fica tremendo, as pernas não respondem muito bem, aquele pãnico inicial… mas depois isso passa nao é mesmo?"

"...qual é a letra agora, onde estou!"

O medo de palco ainda é uma questão muito discutida e bastate preocupante para a grande maioria dos músicos, oradores, atores e todas as pessoas que um dia, no mínimo, colocam os pés num palco.
Em entrevista à revista Harper´s Bazaar, Bono Vox surpreendeu ao admitir que morre de medo de subir no palco. Segundo o líder da banda irlandesa U2, o nervosismo é tanto que toda vez que vai fazer um show, sente-se nervoso e indisposto, e chega a acordar “doente”. Depois de mais de 25 anos de carreira, o cantor ainda se sente muito inseguro e durante muitas apresentações, chega a temer que o público esteja odiando sua performance.
O medo de se expor, de errar a letra, esquecer o texto, se dispersar por entre o nervosismo, a tremedeira e a dispersão por entre milhões de pessoas olhando para você, podem acarretar num transtorno da ansiedade social. O Transtorno da Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social e Transtorno da Fobia Social, é uma desordem mental que se expressa através de sintomas (e sinais) de crises de ansiedade em contatos sociais e situações de desempenho. Pensar, pensar, pensar e pensar... às vezes seja este o grande problema. Julgar-se alvo de avaliação pelos outros, temer o julgamento, tentar controlar cada atitude diante das pessoas: isso em excesso pode travá-lo, tensionando toda a musculatura. Ocorrendo isto, a memória e a concentração passam a ficar em segundo plano, e o medo de palco passa a se tornar uma realidade, pela ansiedade não controlada.
As manifestações de Medo de Falar em Público, Medo do Palco, e Ansiedade de Desempenho podem ser classificadas como Timidez e como Ansiedade Social – a diferença de uma para outra vai depender da intensidade e duração dos sintomas das crises de ansiedade, assim como na repercussão sobre a vida da pessoa.
Suponhamos que um ator está ansioso para subir no palco. Seu corpo começa a tremer, ele não consegue se controlar, anda de um lado para o outro e acaba tendo uma diarréia. Mas depois, ao subir no palco, aos poucos a ansiedade desaparece. Esse caso está mais próximo de ser uma Timidez do que uma Ansiedade Social. Mas caso esse ator abandonasse a carreira por medo de subir ao palco, este pode ser muito prvavelmente o caso de Ansiedade Social.

Acredito que ao subir no palco precisamos fazer com que essa ansiedade esteja em nosso favor, aquela saudável ansiedade de querer fazer bem feito. Mas é preciso confiança, e fé. Claro que exercícios respiratórios para controlar o nervosismo ajudam, e muito. Concentração e consciência de que o homem é errante são necessários para um bom desempenho. Não há segredo: além de tudo isso, muito estudo prévio, muita dedicação; determinação, humildade e seriedade.

Gabriel Muzzi



Referências:

http://www.timidez-ansiedade.com/art/fobia-soc/sintomas-crises-ansiedade.htm
http://yallah.wordpress.com/2008/01/23/o-palco/feed/

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana! Ótimo artigo e ótimo blog.

Albino Junior - www.retratosdaterra.blogspot.com

Menu Bibliográfico - Recomendações

  • "Música Serva D'Alma - Claudio Monteverdi" -- Ibaney Chasin
  • História da Música Ocidental - Claude & Palisca
  • História Univeral da Música - Roland de Candé
  • O Canto dos Afetos - Ibaney Chasin
  • O Discurso dos Sons - Nikolaus Harnoncourt
  • O Poder Oculto da Música - David Tame