Amigos internautas, atualmente estou estudando uma obra musical ímpar, da qual não poderia deixar de falar aqui. Com relação à música antiga, principalmente a renascentista e barroca, eu já havia explicitado antes minha paixão. No entanto, após ter conhecimento de uma obra do compositor Orlando di Lasso, chamada "Lagrime di San Pietro", a qual estudo atualmente, venho explicitar o aumento do meu amor pela música deste período histórico.
O compositor e brilhante cantor Orlando di Lasso, nascido em Flandres no ano de 1532, foi uma espécie de prodígio musical, já tendo, aos 24 anos, publicado livros de madrigais, chansons e motetes, além do fato de que sua produção total veio a ultrapassar 2000 obras. Nos últimos anos de sua vida, Lasso demonstrou-se estar sobre influência do espírito da Contra-Reforma, dedicando-se com exclusividade a compor sobre textos religiosos. O compositor faleceu no ano de 1594.
Lasso foi um dos compositores mais prolíficos e versáteis do século XVI: compôs para todas as formas - para o sagrado e para o secular (missas, motetos, madrigais, frottolas, vilancete, chansons e lieder). Nas palavras de Grout & Palisca (História da Música Ocidental, 2005, p.296), “o contraponto franco-flamengo, a harmonia italiana, a opulência veneziana, a vivacidade francesa, a gravidade alemã, tudo isto encontramos na sua obra, que, mais plenamente do que a de qualquer outro compositor do século XVI,resume as realizações de uma época.”
Embora ligado a um tribunal na Alemanha, ele viajou com freqüência por toda a Europa, estabelecendo textos em cinco idiomas em suas criações. Seu prestígio internacional se reflete na grafia do seu nome nas publicações de suas obras: Orlando Lasso, Orlande de Lassus, Orlando di Lasso, Roland de Lassus. Lasso também é um dos poucos compositores do Renascimento que deixou qualquer corpo significativo da correspondência. Um grupo de cartas ao duque Wilhelm, muitas vezes escritos em vários idiomas ao mesmo tempo, revela uma pessoa com um senso de humor e um relacionamento morno com seu patrono.
Lagrime di San Pietro foi a última grande produção de Lasso, escrita em 1594 e publicada postumamente em Munique em 1595. O compositor a finalizou apenas seis semanas antes de morrer, dedicando a obra ao Papa Clement VIII. O trabalho consiste em vinte madrigais espirituais (Madrigali spirituali) e uma conclusão, que expõem, em texto e música, o remorso de São Pedro por ter negado a Jesus. Em outras palavras, representa os estágios do sofrimento experimentados por São Pedro devido à negação a Cristo. Penitencial e em tom pessimista, toda a obra, composta sobre 21 poemas do italiano Luigi Tansillo (1510-1568), apresenta-se como um emblema da gravidade religiosa da Contra-Reforma e, possivelmente, um reflexo da realização do compositor de sua própria morte iminente.
Todos os madrigais são composto para sete vozes - uma combinação bastante incomum para o período, mas que permitiu ao compositor variar a textura musical desta longa obra para se adaptar ao significado do texto. Além disso, a estrutura da obra atribui ao simbolismo numérico um papel fundamental: as sete vozes representam as sete dores da Virgem Maria. E, além disso, muitos dos madrigais estão em sete seções. O número total de peças no conjunto, 21, representa sete vezes o número de membros do Trindade. Lasso, na seleção de versos de Tansillo, cria uma pequena dramatização que faz muitas vezes aflorar um clímax emocional intenso. Os vinte madrigali spirituali apresentam diferentes estágios de remorso implacável de São Pedro e de sua auto-recriminação, até mesmo como um homem velho.
Como forma musical, o spirituale madrigale floresceu durante a Contra-Reforma e é um cruzamento entre o moteto latino puramente litúrgico e o madrigal secular. Escrito em italiano, sobre temas contemplativos e religiosos, os madrigali spirituali foram compostos livremente - ou seja, não baseados num cantochão pré-existente. Seu estilo musical foi, muitas vezes, mais contido e menos florido do que suas contrapartes seculares.
Lasso atinge unidade musical neste longo trabalho, criando um arco tonal, ou sistema de unificação das relações tonais entre os 21 madrigais separados. A música representa a grandiosidade do intrincado estilo contrapontístico de Lasso. Como em muitas das obras do compositor, e as obras chamadas "maneiristas" dos compositores italianos, alguns elementos melódicos e contrapontísticos foram codificados para representar os dispositivos usados na retórica e oratória. Durante o Renascimento, o sistema de relacionar padrões musicais ao significado afetivo do texto, conhecido como reservata musica, foi, ainda, no momento, um processo altamente refinado, decifrável apenas pelos músicos mais eruditos e conhecedores. Este foi um período em que os compositores eram cada vez mais preocupados com questões relacionadas com a combinação de música e poesia.
No intenso retrato dramático e psicológico de São Pedro, o Lagrime reflete um cuidado especial de Lasso em transmitir o significado e emoção de cada linha de texto através da música, por vias retóricas. Além disso, a definição do texto é geralmente silábico com cada frase repetida várias vezes. Claramente, Lasso dá a compreensão das palavras uma importância única. Para alguns de seus contemporâneos mais jovens, sobretudo o compositor cremonense Claudio Monteverdi, Lasso é o casamento idealizado de música e poesia, aspecto estético que daria frutos em uma direção totalmente diferente: no desenvolvimento da monodia (recitativo sobre um simples basso continuo) e nascimento da ópera.
Abaixo alguns links para vocês conhecerem essa maravilhosa obra:
http://www.youtube.com/watch?v=8URQ0ZElT0Q
http://www.youtube.com/watch?v=TQV9E4e5dWo
http://www.youtube.com/watch?v=vrzXpW2bG-Q
http://www.youtube.com/watch?v=j5fa6GK98fg
http://www.youtube.com/watch?v=nY4rYiYPitA
http://www.youtube.com/watch?v=I7TDxQTi-Pc
http://www.youtube.com/watch?v=wAtWd_He4kI
Amigos visitantes,
É com um imenso prazer que abro este espaço, com o intuito de centralizar reflexões e pesquisas referentes à música antiga. Há tão pouco tempo - uns 4 anos -, o estudo da música medieval, renascentista e principalmente a barroca, vem me despertando a admiração, curiosidade e paixão pela história e pensamento que deram origem as criações artísticas dos compositores que norteiam os períodos em questão. Devido a esse meu enorme fascínio sobre a música antiga, fui motivado à compartilhar minhas idéias e pesquisas informações com meus amigos e com os internautas amantes da música. Será um ganho abrir este espaço! Sejam todos muito bem vindos! Leiam, desfrutem, aprendam, compartilhem, sem moderação!
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Um comentário:
Eiiiii bil
Finalmente te econtrei de uma forma maravilhosamente boa e adequada.
O que vc me pediu não pude passar. Ta muito dificil usar redes sociais p te passar o q vc pediu. Gostaria muito de conversar com vc, apesar de tudo.
Espero conseguir logo.
Perdoe meus erros.
Muitos e muitos beijos !
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