No jogo em mudança no lago,
O sol se põe e surgem as estrelas
Ah, são tantas, tantas!
Elas espalham seu brilho, incessantemente.
Quando no lago passa a humanidade,
O jogo em mudança passa a ser na alma.
Caem dos portões do céu as estrelas
Ah, e são tantas, tantas!
-----------------------------------------------
Schubert é um compositor que marcou profundamente o período Romântico na história da música ocidental. Com seus lieder ("canções"), que são mais de 600, ele expressa os sentimentos mais contidos pelo homem até então. Schubert compos este lied sobre a letra do poeta Franz Seraph Ritter von Bruchmann (1798-1867), e melodica e harmonicamente, Schubert foi fiel à sua interpretação do sentimento contido nos versos.
No primeiro momento, enquanto o sol e as estrelas se refletiam no lago, tudo parecia estar bem. A natureza estava em harmonia. e melodicamente isto também ocorria.
Já na segunda parte da canção, Schubert nos causa espectativa, ansiedade e um certo sentimento de tristeza que nos vai corroendo aos poucos ao ser retratada a humanidade refletida no lago e escondendo as estrelas. Veja como é interessante a comparação entre a natureza e a humanidade: as estrelas são puras, refletem uma luz constante; enquanto o homem, este possui a alma, que é impura, inconstante, pois a humanidade é errante. e a ultima sendo refletida no lago, a pureza se desmancha. Maravilha de canção, maravilha de texto! Am See ( "No Lago"). Ouçam! Esta é minha interpretação, portanto livre.
Amigos visitantes,
É com um imenso prazer que abro este espaço, com o intuito de centralizar reflexões e pesquisas referentes à música antiga. Há tão pouco tempo - uns 4 anos -, o estudo da música medieval, renascentista e principalmente a barroca, vem me despertando a admiração, curiosidade e paixão pela história e pensamento que deram origem as criações artísticas dos compositores que norteiam os períodos em questão. Devido a esse meu enorme fascínio sobre a música antiga, fui motivado à compartilhar minhas idéias e pesquisas informações com meus amigos e com os internautas amantes da música. Será um ganho abrir este espaço! Sejam todos muito bem vindos! Leiam, desfrutem, aprendam, compartilhem, sem moderação!
sábado, 17 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
Sites indicados
Menu Bibliográfico - Recomendações
- "Música Serva D'Alma - Claudio Monteverdi" -- Ibaney Chasin
- História da Música Ocidental - Claude & Palisca
- História Univeral da Música - Roland de Candé
- O Canto dos Afetos - Ibaney Chasin
- O Discurso dos Sons - Nikolaus Harnoncourt
- O Poder Oculto da Música - David Tame
Um comentário:
Olá Gabriel,
Também sou cantor (Tenor Leve) e encontrei o seu blog após passar a tarde inteira traduzindo Am See, obra esta que terei de estudar durante esse semestre. Ainda estou me descobrindo no canto lírico e curso Bach. em Música na UFPB.
Achei muito interessante o seu blog parabéns!
Não lhe conheço, mas deixo um forte abraço!
Postar um comentário